domingo, 18 de junho de 2017

Tipos de professores

Provavelmente vão achar a ideia de trazer um post sobre o tipo de professores que tive agora no meu décimo ano nas férias algo sem sentido, mas trouxe na mesma até porque foi uma ideia que me passou pela cabeça apenas recentemente. 




A professora liberal - que era a de física-química - ela deixava-nos fazer tudo e mais alguma coisa, desde a copiar nos testes, levar cábulas, deixar-nos falar e levantar durante os testes, mudarmos de lugar, comermos durante as suas aulas, dar-nos dinheiro para comprar doces para todos, fazer pequenos convívios, gravar vídeos como o Manequim Challenge. Todos nós gostávamos dela no início do ano, mas aos poucos começámos a perceber que ela não era a professora certa porque no próximo ano vamos cair na dura realidade da física-química. 

A professora que dá medo - a de biologia - na primeira aula ela deixou-nos com medo e nem disse nada demais, mas a sua postura era assustadora. Nas aulas de biologia todos se comportam como deve de ser, com esta ninguém se atrevia a brincar. Mas havia dias em que parecia que tinha ganho o euromilhões e vinha toda contente, deixava-nos sair mais cedo e elogiava o nosso trabalho, no entanto, havia dias em que nos deitava abaixo e dizia que já tinha desistido de nós e que não valia a pena. 

O professor que todos gostam - que era o caso do meu professor de filosofia, educação física e a professora de inglês, matemática e português - conseguiam manter a ordem na sala/campo, são aqueles professores que conseguem ter aquele momento sério de dar matéria, fazer exercícios e aquele de rir e brincar um pouco e o mais importante, saber como acabar com esses momentos e voltar à normalidade. 
Por mais que goste daqueles mais liberais, todos nós sabemos que são com estes professores que vamos conseguir tirar melhores notas usando as nossas capacidades. 


Quais são os tipos de professores que vocês tem?

2 comentários: